Notícias

Congresso SBOC irá neutralizar emissões de carbono

O XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecerá de 16 a 18 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, irá neutralizar as suas emissões de carbono em parceria com o Carbon Free Brasil.

O XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que acontecerá de 16 a 18 de novembro na cidade do Rio de Janeiro, irá neutralizar as suas emissões de carbono em parceria com o Carbon Free Brasil.  A ação evidencia que, além do enfrentamento do câncer, o tradicional evento realizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) está comprometido com as transformações climáticas mundiais, buscando assim um horizonte mais positivo para gerações presentes e futuras.



Durante os três dias de evento, que neste ano tem a previsão de receber mais de 4 mil pessoas, serão levados em consideração os meios de consumo de energia elétrica no local, geração de efluentes e resíduos sólidos, assim como o deslocamento de staffs, palestrantes, convidados e fornecedores.



Para o cálculo da emissão dos gases de efeito estufa gerados, será usado o ''GHG protocol Brasil'' – uma metodologia usada mundialmente e adaptada ao contexto brasileiro pela Fundação Getúlio Vargas. Essa ferramenta estima a quantidade de gases de efeito estufa gerados e, com base nesse resultado, o Carbon Free Brasil indica a quantidade de créditos de carbono a ser adquirido para neutralizar suas emissões. No caso do Congresso SBOC, já foi estabelecido que a neutralização das emissões dos gases de efeito estufa ocorrerá por meio de repasses ao  Projeto de Substituição de Combustíveis Poluentes das pequenas cerâmicas Argibem, São Sebastião e Vulcão, localizado na Barra do Piraí – região Sul do estado do Rio de Janeiro. Elas utilizavam óleo pesado como combustível para queima das peças, mas desde 2006, com apoio de créditos de carbono, elas passaram a usar biomassa renovável, que é uma fonte limpa de energia.



Além de reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa, esse projeto também tem promovido o desenvolvimento sustentável da comunidade e diminuido a exposição dos trabalhadores a poluentes que causam danos ao sistema respiratório.



 



“Como instituição que valoriza e estimula a saúde e o bem-estar social, a SBOC tem implementado diferentes ações de ESG [sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa]”, comenta o Presidente da entidade, Dr. Carlos Gil Ferreira. “A parceria com o Carbon Free Brasil no nosso maior evento é um exemplo claro dessa nossa preocupação”, acrescenta.



Ao se juntar ao Carbon Free Brasil, o Congresso SBOC também irá gerar automaticamente um cashback ambiental. Para cada tonelada de CO2 compensado, o Carbon Free Brasil reverterá 5 reais para a compra de mudas de plantas nativas do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas - e plantio em áreas degradadas.



​*Este texto foi editado e atualizado em 08/11/2023. 



listar todas as notícias




 
LOCAL DO EVENTO

Windsor Oceanico
R. Martinho de Mesquita, 129 - Barra da Tijuca,
Rio de Janeiro - RJ, 22620-220


sobre a cidade

  hospedagem  




Realização


Gerenciamento


agência de turismo






Patrocínio Platina



Patrocínio Ouro



Patrocínio Prata



Patrocínio



Apoio